[BARDI noticias]
Conversa
Pietro Maria Bardi: a paixão por Livros
No próximo sábado, 31 de maio, às 11h30, acontece na Casa de Vidro conversa inédita com Ivani Di Grazia Costa sobre a paixão de Pietro Maria Bardi por livros, com participação de Eugênia Gorini Esmeraldo e mediação de Jayme Vargas.
O Professor Bardi, como ficou conhecido o cofundador do MASP em 1947, ao lado de Assis Chateaubriand, e diretor do museu por mais 45 anos, cultivou o hábito e o prazer de escrever seja como jornalista, crítico de arte, galerista, escritor com múltiplos interesses ou curador, produzindo textos e catálogos sobre as exposições que realizou a partir de 1926 na Itália e, no Brasil, de 1946 a 1990.
Ivani Di Grazia, cientista social com especialização em preservação, conservação e restauro de documentação gráfica, trabalhou com o Professor Bardi no MASP entre 1981 e 1992, responsável por organizar a Biblioteca do Museu a qual coordenou por 36 anos. “A Biblioteca do MASP foi organizada com foco em pesquisa a partir de uma visão original e particular de Bardi e adaptada, posteriormente, às técnicas e diretrizes da biblioteconomia. Mapeamos os interesses e relações do Professor com os livros desde a Itália, identificando a motivação e o olhar de Bardi em cada obra escrita ou livro adquirido por ele”, observa Ivani.
Eugênia Gorini Esmeraldo, jornalista, museóloga e curadora de várias exposições do MASP onde atuou até 2017, foi assistente do Professor entre 1978 e 1992, colaborando em todos as publicações de Bardi nesse período, acompanharam de perto o gosto do Professor pela escrita.“Bardi foi ligado aos livros desde jovem. Aos 17 anos, publicou um opúsculo e, aos 19, escreveu uma crítica de arte no jornal de sua cidade natal La Spezia, na Itália. Trabalhou também como jornalista e editou revistas em seu país. No Brasil, foram inúmeros livros e continuou publicando até deixar o MASP em 1990”, conta Eugênia.
Mediada por Jayme Vargas, curador independente, historiador e escritor, a conversa marca o encerramento da intervenção: “A produção editorial de Pietro Maria Bardi” que o ocupa o grande salão da Casa de Vidro desde 21 de fevereiro quando o Professor Bardi completaria 125 anos e reúne 74 de suas obras publicações na Itália e no Brasil, disponíveis na biblioteca do Instituto Bardi.
Para Jayme Vargas, idealizador da intervenção na Casa de Vidro, a conversa é uma oportunidade única de conhecer um pouco mais sobre uma das figuras mais emblemáticas da cultura brasileira a partir de seus livros.
Serviço: Conversa: Pietro Maria Bardi: a paixão por livros
31 de maio – 11h30
Casa de Vidro
Rua General Almério de Moura, 200
Inscrições gratuitas: https://casadevidro.byinti.com/
Informações: info@institutobardi.org.br