EDIÇÕES

“A finalidade da casa é a de proporcionar uma vida conveniente e confortável, e seria um erro valorizar demais um resultado exclusivamente decorativo. Clareza no desenho das várias partes é o mais importante, seguida por uma rigorosa atenção aos materiais. São três os tipos de mobiliário que podem ser considerados: 1. com móveis já existentes no comércio; 2. com móveis padronizados ou produzidos em série; 3. com móveis desenhados especialmente.”

Lina Bo Bardi
[trecho do texto “Sistemazione degli interni”. Domus, Milão, n.198, jun. 1944 -extraído do livro “Lina por Escrito”]

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

CONFIRA AS EDIÇÕES COM NOSSOS PARCEIROS

As Edições são projetos especiais desenvolvidos com nossos parceiros que permitem angariar recursos para dar continuidade às atividades culturais do Instituto Bardi/Casa de Vidro. Com a aquisição das peças, você também contribui com o Instituto na preservação e divulgação do legado dos Bardi.

POLOCHON

O Polochon é uma edição comemorativa dos 35 anos do personagem excêntrico e divertido criado por Lina Bo Bardi para a cenografia da peça Ubu Rei, do Teatro Ornitorrinco. O porquinho de duas bundas foi assim descrito pelo autor da peça, o francês Alfred Jerry, 100 anos da peça ser apresentada no Brasil, em 1885. O múltiplo foi produzido tal e qual o polochon original, só que em escala 1:4, e carrega toda a irreverência e originalidade de Lina Bo Bardi.
VER NO SITE DA CARBONO

CADEIRA COM BOLA DE LATÃO

Desenhada para a icônica Casa de Vidro, em 1951, a Cadeira com Bola de Latão é uma das mais enigmáticas de Lina Bo Bardi. A estrutura dos pés frontais se eleva e a peça é finalizada com duas esferas douradas, sugerindo um forte caráter cenográfico. Ela confeccionou apenas seis cadeiras para a Casa de Vidro.
VER NO SITE DA ETEL

POLTRONA DE BALANÇO

A peça foi desenvolvida por Lina e Giancarlo Palanti, no Studio Arte Palma. A edição da ETEL segue os mesmos padrões de produção de quando ela foi criada, em 1948.
VER NO SITE DA ETEL

POLTRONA TRIDENTE

A Poltrona Tridente, de Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti, foi criada em 1949 para o Studio Arte Palma. O ponto de partida das peças era a simplicidade estrutural, aproveitando a beleza da madeira.
VER NO SITE DA ETEL

CADEIRA SETE DE ABRIL

Lina criou esta cadeira para o auditório do MASP na Rua Sete de Abril. Inspirada nas cadeiras de circo, esta é considerada uma das primeiras cadeiras modernistas do Brasil. A peça é dobrável e empilhável.
VER NO SITE DA ETEL

POLTRONA DE TRÊS PÉS

Assinada por Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti, a Poltrona Três Pés foi considerada uma das primeiras interpretações da cultura brasileira pelo mobiliário. O uso de tecido e couro suspenso pela estrutura chegava a lembrar a tradição indigena de produzir redes.
VER NO SITE DA ETEL

MANCEBO

Lina Bo Bardi, além de arquiteta e designer, era cenógrafa e artista. Em uma de suas experimentações, criou dois mancebos que lembram manequins. A edição da ETEL foi feita com base em imagens históricas do Acervo do Instituto Bardi / Casa de Vidro.
VER NO SITE DA ETEL

MESA LATERAL NINHO

A edição da Mesa Lateral Ninho foi feita com base em fotos históricas, descobertas por Lissa Carmona, CEO da ETEL, durante pesquisa feita no Acervo do Instituto Bardi/Casa de Vidro.
VER NO SITE DA ETEL

COLAR ÁGUAS-MARINHAS

O Colar Águas-Marinhas é a única jóia criada por Lina Bo Bardi que chegou a ser confeccionada. Defensora das pedras tidas como semi-preciosas na época, Lina desenvolveu um colar em formato cascata, feito de águas-marinhas, e escreveu um Manifesto "Pedras Contra Diamantes", sobre sua visão do que seria o design de jóias feito no Brasil.
VER NO SITE DA TALENTO

LUMINÁRIA PENDENTE

Desenhado por Lina Bo Bardi para a Casa de Vidro, a peça é a primeira luminária da arquiteta ítalo-brasileira produzida para o público geral. projetada em 1951, seus traços trazem a leveza e a simplicidade estrutural tão presentes nas obras da arquiteta.
VER NO SITE DA LUMINI

POLTRONA BOWL

A Poltrona Bowl, projetada por Lina Bo Bardi em 1951, é hoje produzida pela Arper em uma edição limitada de 500 peças.
VER NO SITE DA ARPER VER NO SITE DA DPOT