É possível consultar o acervo com visita agendada pelo formulário para atendimento à pesquisa. A consulta do acervo é limitada para pesquisadores de doutorado, pesquisadores especializados e curadores de museus.
Para estudantes de graduação e pós-graduação, assim como pesquisadores júnior, recomendamos conferir a bibliografia que existe sobre a vida e obra do casal. No caso de utilizar imagens de Lina Bo Bardi lembramos que é necessário a citação da fonte.
Para publicar desenhos de Lina Bo Bardi é necessário solicitar as fotografias dos desenhos ao Instituto Bardi pelo formulário para licenciamento e uso de imagem. Envie a referência completa consultando os desenhos em busca online.
Para publicar fotografias da vida pessoal e profissional de Lina Bo Bardi e P.M. Bardi é necessário entrar em contato para agendar pesquisa no acervo já que as fotografias não estão disponíveis para consulta online. Se o pesquisador tiver a referência completa e bibliografia o Instituto pode realizar a pesquisa internamente, a partir de solicitação pelo formulário para licenciamento e uso de imagem.
Nem todas as imagens encontram-se digitalizadas. Para estas deve se considerar um prazo maior de envio.
Após a solicitação, o Instituto entrará em contato com o pesquisador/a para envio do acordo e valor da taxa. A contribuição solicitada se faz necessária para cobrir os custos de reprodução de imagem e trabalhos administrativos de pesquisa.
O uso das imagens também deve ser autorizado mediante liberação de direitos autorais por meio da www.autvis.org.br / e-mail: licenciamento@autvis.org.br.
Em caso de fotografias, salvo exceção, os direitos autorais do fotógrafo devem ser solicitados diretamente a ele/a ou a seu representante, o mesmo se aplica aos direitos autorais de terceiros ou de possíveis objetos presentes nas fotos. Tais direitos autorais não são de responsabilidade do Instituto Bardi.
O acervo do Instituto Bardi é composto por desenhos, ilustrações, croquis, objetos de arte popular brasileiro, arte italiana e europeia, móveis, documentos, revistas, posters, fotografias, cromos e livros.
São considerados pedidos de museus, fundações, centros culturais e demais instituições que atendem aos parâmetros museológicos de conservação de obras de arte. Para solicitar o empréstimo de alguma obra de nosso acervo, deve-se preencher o formulário para empréstimo de obra e enviar uma carta de solicitação assinada por um representante legal da instituição. No documento devem constar o título e curador da exposição, período e local do evento, bem como informações gerais sobre o projeto junto a uma lista de seleção de obras. Pede-se também o Facility Report da instituição solicitante.
PRAZOS
Prazos mínimos para recebimento das solicitações:
• Empréstimos nacionais: 06 meses de antecedência da abertura da exposição;
• Empréstimos internacionais: 12 meses de antecedência da abertura da exposição.
CUSTOS
Os custos e condições de empréstimo serão acordados após envio da carta e dependerão do volume, prazo e tipo de projeto. Também o solicitante deve arcar com quaisquer custos decorrentes do empréstimo, tais como embalagem, transporte, seguro das obras, custos de acompanhamento de courier, registro fotográfico e preparação das obras (restauros, elaboração de molduras, colocação de vidros anti-reflexo etc.).
CONDIÇÕES ADICIONAIS PARA EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS
Em cumprimento à Lei Federal nº 4.845 de 19 de novembro de 1965, a saída temporária de obras do território nacional está sujeita à aprovação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – escritório de Brasília. Para maiores informações, ver Portaria nº 262 de 14 de agosto de 1992.
O Instituto Bardi realiza certificação de mobiliário e verificação de autenticidade de móveis desenhados por Lina Bo Bardi e Estudio Palma.
Através de pesquisa dentro de seu acervo é feito o levantamento documental, histórico e iconográfico e após análise é emitido um relatório contendo o resultado desta análise seja negativa por meio duma carta ou positiva por meio dum certificado de autenticidade.
Além da análise documental, o estúdio inclui verificação de medidas e proporções, materiais, selos, encaixes entre outros.
O diagnóstico da peça é feito na Casa de Vidro e é necessária a entrega no local assim como a entrega de documentação contendo referências de proveniência da peça. O tempo de emissão de diagnóstico e certificação é de 30 dias, a partir da entrega da peça.
Para solicitar preencha o formulário de certificação de mobiliário.
O Instituto Bardi cobra uma taxa para arcar os custos de expertise, custos administrativos e de pesquisa. Toda contribuição financeira ao Instituto Bardi apoia a manutenção de seu acervo e o legado cultural do casal Bardi.
O Instituto Bardi não certifica, nem emite opiniões de fotografias de mobiliário.
O Instituto Bardi não se responsabiliza por peças vendidas ou leiloadas, atribuídas a Lina Bo Bardi ou Estudio Palma sem certificação.
As solicitações e formulários acima descritos são estritamente relacionados ao Acervo.
Para outras solicitações consulte a página dúvidas frequentes.