Getty Foundation: Plano de Gestão e Conservação

Criado em 1990 o Instituto Bardi/Casa de Vidro mantém vivo o objetivo de promover e estimular o estudo da arte e da arquitetura no Brasil, conforme definido pelos seus fundadores, Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi.

Com sede na icônica residência projetada por Lina Bo Bardi, o Instituto desperta duplo interesse: abriga acervo relevante, formado por mais de 40 mil itens e constitui importante patrimônio arquitetônico moderno na cidade de São Paulo, tombado desde 1987 pelo Candephaat.

A seleção do projeto da Casa de Vidro no programa Keeping It Modern (KIM), da Getty Foundation, permitiu que o Instituto Bardi se atualizasse nas mais atualizadas metodologias de preservação da arquitetura moderna.

Para enfrentar o desafio de construir uma política de longo prazo para a preservação da Casa de Vidro foi mobilizada uma equipe de especialistas em patrimônio histórico, arquitetos, historiadores da arquitetura, arquitetos paisagistas, engenheiros civis e consultores. A parceria com o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em São Carlos (IAU USP) deu ao projeto uma dimensão formativa, de estudantes de graduação e pós-graduação, estimulando os grupos de pesquisa e laboratórios.

O desenvolvimento do projeto abriu novos campos de interlocução internacional para a equipe brasileira. Seminários e workshops aproximaram-na a pesquisadores de diversos países, gerando troca de metodologia e tecnologia.

A participação do Instituto no programa KIM é coerente com a importância de Lina Bo Bardi na área de restauro, reconhecida internacionalmente. Ao produzir sua política de gestão da preservação a longo prazo de acordo com os métodos propostos pelo programa KIM, a Casa de Vidro se torna uma referência de preservação contemporânea.

O Instituto Bardi/Casa de Vidro agradece à Fundação Getty, pelo apoio e confiança nesta empreitada, e à equipe mobilizada pelo projeto, ambos essenciais aos resultados alcançados. O legado do casal Bardi encontra assim um novo lugar na contemporaneidade, propositivo das mais atualizadas práticas de conservação da arquitetura moderna.

Sonia Guarita do Amaral
Presidente do Conselho de Administração
Instituto Bardi/Casa de Vidro

São Paulo, 2019.

1 Main hall of the Glass House. São Paulo, 1952

Foto Peter Scheier

2 View from the main hall of the Glass House

3 Living room at Casa de Vidro with a view of the neighborhood

4 External view of the surroundings and the internal area of the Glass House. São Paulo, 1950s

Foto Peter Scheier

5 Interior of the main hall of the Glass House

6 Internal view of the windows of the main hall of the Glass House

7 Metal shelves designed by Lina Bo Bardi for Glass House

8 Main entrance to the Glass House

Foto Peter Scheier

9 Lina Bo Bardi at the Glass House window

Foto Francisco Albuquerque

10 Inner Courtyard of the Glass House

11 Outside area of the Glass House. São Paulo, 1950s

12 Indoor garden of the Glass House

13 Main access stairs to the Glass House

14 Glass House newly built. São Paulo, 1951

Foto Peter Scheier

15 Glass House newly built. São Paulo, 1951

Foto Peter Scheier

16 Front view of the Glass House