Jardim Suspenso

10 agosto – 21 setembro, 2019

Para marcar os 35 anos de atividade do Estúdio Campana, o Instituto Bardi/ Casa de Vidro abriu espaço para a instalação  assinada por Fernando e Humberto Campana. A escolha do espaço não foi aleatória, o icônico projeto da residência do casal Lina e Pietro, e o trabalho da arquiteta, em especial no design de mobiliário, influenciaram os irmãos Campana sobretudo na experimentação de materiais e inovação das formas e estruturas das obras assinados pelo Estúdio.

 Denominada “Jardim Suspenso”, a instalação ocupou a área social da Casa de Vidro, os delgados pilotis internos estruturais do projeto de Lina foram recobertos com fibras de piaçava, enquanto outros três pilares foram erguidos no espaço totalmente livre do grande salão, também envolvidos com a piaçava, formando um bosque de troncos, integrado ao jardim externo revelado por completo pelas janelas de vidro sem interferência das tradicionais cortinas de linha cru . 

Ainda no espaço interno, uma estrutura de bancada apresentou, em frente porta principal, a série de miniaturas das cadeiras desconfortáveis, com dez peças inéditas, marcando os 30 anos da primeira criação, em 1989.

Além da instalação, a garagem da Casa de Vidro abrigou um mini exposição de cinco peças de mobiliário assinados pelos Campana, incluindo um exemplar da original da “Hate 3”, que origem à série de cadeiras Desconfortáveis.

VOLTAR

1

2

3

4

5

6