Cinematic Framing

19 setembro – 01 novembro, 2015 

Após participar em 2014 com a intervenção Tropical Modernism na exposição “Lina Bo Bardi 100” no Museum Pinakothek der Moderne, em Munique, Veronika Kellndorfer continuou a sua pesquisa sobre a produção da arquiteta ítalo-brasileira. Ao retornar ao Brasil, a artista alemã, que investiga a arquitetura através da fotografia, produziu cinco obras para uma intervenção na sede do Instituto Bardi / Casa de Vidro, com curadoria de Tereza de Arruda. 

Kellndorfer buscou explorar algumas das potências do primeiro projeto arquitetônico construído por Lina, como o diálogo entre o interno e o externo, resultado da transparência das grandes janelas e suas delicadas cortinas de linho cru.

Na parte externa, a artista explorou ainda materialidade do tecido, com a obra “Velário”, um grande cortina com impressão fotográfica, que cobriu a única parede externa do átrio, visível dentro e fora da casa a partir de diferentes ângulos e formas..

No interior da Casa, duas obras em grande formato expostas na sala: “Tree House”, imagem da fachada da residência dos Bardi em meio ao jardim em contra-plongée, e “Palazzo dei Congressi” representa uma janela com a cortina fechada do edifício romano homônimo à obra, apresentaram fotografias impressas em serigrafia sobre planos de vidro, instalados em bases de concreto dos cavaletes de cristal de Lina em sobreposição às janelas, objetos de estudo e pesquisa da artista.

Ainda no espaço expositivo, outras duas obras “casa de vidro, triângulo” e “casa de vidro, quadrado”, em formato menor, revelam planos de vidro dicróicos, em camadas, com impressão de imagens da residência em serigrafia, produzem reflexos coloridos e diferentes olhares da arquitetura da casa.

 

VOLTAR

1

2

3

4

5

6