LE MOBILIER D'ARCHITECTES, 1960-2020

CITÉ DE L’ARCHITECTURE & DU PATRIMOINE
Paris, França
29 maio – 30 setembro, 2019

 

 

Organizada pela Cité de l’Architecture & du Patrimoine, a exposição Le Mobilier d’Architectes, 1960-2020 debruçou-se sobre a produção de peças de mobiliário, luminárias e demais produtos desenvolvidos por arquitetos. A partir do recorte temporal proposto, de 1960 aos dias atuais, a exposição apresentou cerca de 300 peças dispostas por toda a Cité.

A partir da pesquisa sobre a atuação de arquitetos como designers, a Cité de l’Architecture & du Patrimoine organiza a exposição que destacou peças de mobiliário, luminárias e outros objetos projetados por tais profissionais. Com cerca de 300 peças, foram representados mais de 120 arquitetos de diversas origens e cuja produção se estende retrospectivamente até a década de 1960. Até este período, o mobiliário produzido por arquitetos da Bauhaus, Art Deco ou da Secessão de Viena era estudado em sua devida importância, mas passou a ser praticamente desconsiderado na pesquisa sobre arquitetos mais recentes. Esta exposição apresentou-se, portanto, como uma tentativa de retomada deste estudo.

Lina Bo Bardi foi incluída nesta seleção com sua cadeira Girafa, projetada em 1987 para utilização na Casa do Benin na Bahia, em Salvador.

Fotos: © Gaston Bergeret / Cité de l’architecture & du patrimoine, 2019

 

VOLTAR

1

2