HISTÓRIAS DA SEXUALIDADE
MASP
São Paulo, Brasil
19 outubro, 2017 – 14 fevereiro, 2018
Organizada pelo MASP, a exposição Histórias da Sexualidade dedicou-se às produções artísticas que tiveram a sexualidade como tema ou argumento. A partir de um recorte abrangente e diverso, a mostra se propôs ao debate sem interditos, tão necessário ao tempo e contexto em que se insere.
Organizada após realização de dois seminários internacionais dedicados à investigação sobre a sexualidade, além de diversas outras exposições, a mostra se inseriu na programação anual do Museu de Arte de São Paulo dedicada ao tema. Com mais de 300 obras reunidas em núcleos temáticos não cronológicos, a exposição apresentou o entrecruzamento de tempos e territórios ao tomar a sexualidade como elemento central para a leitura destes trabalhos. Para tanto, o MASP selecionou obras célebres de seu acervo para serem apresentadas em novos contextos e em relação a trabalhos distintos, com novas possibilidades de leitura e percepção.
O Instituto Bardi / Casa de Vidro colaborou com o empréstimo de uma peça de sua coleção de arte popular. A peça selecionada, um ex-voto escultórico com pênis, contribui ao argumento expositivo ao apresentar esta prática religiosa de tradição popular sob a leitura de seu aspecto corporal imediato.
Fotos: © Eduardo Ortega, © Jorge Bastos
VOLTAR