GLASS HOUSES
ELMHURST ART MUSEUM
Elmhurst, Estados Unidos
10 junho – 26 agosto, 2018
A exposição Casas de Vidro, primeiramente organizada em 2017 na sede do Instituto Bardi / Casa de Vidro, foi remontada no Elmhurst Art Museum, nos Estados Unidos. A partir de reproduções, elevações e maquetes, Glass Houses apresentou um estudo comparativo entre quatro projetos denominados casas de vidro.
Com curadoria de Renato Anelli, Sol Camacho e Ana Lúcia Cerávolo, a exposição Casas de Vidro ganhou sua segunda montagem em Elmhurst. A mostra comparou esta obra a outras três casas de vidro: a Farnsworth, de Mies van der Rohe, a de Philip Johnson e a Eames House, todas localizadas nos Estados Unidos. As oito maquetes produzidas para a exposição, além das reproduções de desenhos e fotografias, foram reapresentadas em Glass Houses, incluindo o público estadunidense neste debate que envolveu a arquitetura moderna do sul e norte da América.
No Elmhurst Art Museum, a mostra foi introduzida em uma das galerias dedicadas à exposição Mies’s McCormick House Revealed: New Views, com curadoria de Barry Bergdoll e organizada por ocasião da inauguração do restauro do edifício de 1952. Com isto, o estudo proposto pela exposição ganhou um novo elemento contextualizador. Além disso, a montagem promoveu a continuidade e desenvolvimento do debate em torno da utilização do vidro como material de destaque na arquitetura da década de 1950.
VOLTAR