BAUHAUS IMAGINISTA

SESC POMPEIA
São Paulo, Brasil
24 outubro, 2018 – 6 janeiro, 2019

HAUS DER KULTUREN DER WELT
Berlim, Alemanha
15 março – 6 junho, 2019

ZENTRUM PAUL KLEE
Berna, Suíça
20 setembro, 2019 – 12 janeiro, 2020

O projeto Bauhaus Imaginista marcou as comemorações pelo centenário da Bauhaus e partiu de uma abordagem ampla de linguagens e territórios para tratar da influência da escola e de seus desdobramentos na produção cultural em diversos países. 

No contexto das comemorações dos 100 anos da Bauhaus, a exposição fez parte de uma sequência de mostras organizadas concomitantemente em diversas localidades, destacando as formas e processos com que a escola influenciou a produção destes lugares, direta ou indiretamente. Com este intuito, foram organizadas exposições nos Estados Unidos, Marrocos, Japão, China, México, Rússia, Nigéria, Índia, Alemanha, Suíça e Brasil. Montada primeiramente em São Paulo, a exposição brasileira foi levada a Berlim, onde se somou a outras mostras e, finalmente, à Suíça.

Para a montagem brasileira, foi evidenciada a intercessão da arte e artesanato vernaculares com os princípios defendidos pela Bauhaus no nosso modernismo. As produções indígenas, afro-brasileiras, populares ou simplesmente marginalizadas que eram incorporadas aos processos modernos foram expostas junto a obras claramente marcadas pela influência da Bauhaus no país.

O Instituto Bardi / Casa de Vidro contribui com peças de sua coleção de arte popular, os quais Lina Bo Bardi coletou durante o período vivido no nordeste brasileiro. 

© Arquivo Zentrum Paul Klee. Fotos: Rolf Siegenthaler

 

VOLTAR

1

2

3

4

5

6

7

8

9