AVENIDA PAULISTA

MASP
São Paulo, Brasil
17 fevereiro – 28 maio, 2017

 

 

Organizada pelo MASP, a exposição Avenida Paulista propôs-se à investigação de seu entorno. A Avenida que abriga o edifício icônico do Museu, projetado por Lina Bo Bardi, serviu de pretexto para a mostra, compreendendo-a não apenas como espaço físico, como também objeto de reflexão de processos e tempos da cidade.

A exposição ocorreu em meio às comemorações de 70 anos da instituição do MASP, inaugurada em 1947 em sua primeira sede da rua Sete de Abril. Ao lado de obras que se relacionam com a avenida sob uma perspectiva histórica e/ou da representação, a mostra apresentou propostas que extrapolam os limites físicos do museu, motivadas pelas ideias de permeabilidade e transparência. Tais ideias são protagonistas no edifício projetado por Lina Bo Bardi que hoje abriga o museu, cuja vocação arquitetônica e urbanística são tomados como base para a proposta da exposição. 

O Instituto Bardi / Casa de Vidro colaborou com a mostra por meio do empréstimo de uma maquete do edifício do MASP, produzida por Milton Cruz. O artesão costumava comercializar suas peças na tradicional feira que ocorre aos domingos no vão livre do museu, onde o casal Bardi adquiriu o exemplar que hoje compõe a coleção do Instituto. Esta maquete atesta não apenas a importância do local para a construção de um imaginário popular sobre a cidade, mas também a diversidade de usos e fluxos da avenida.

Fotos: © Jorge Bastos, © Eduardo Ortega

 

VOLTAR

1

2