ARQUIVO PETER SCHEIER
IMS PAULISTA
São Paulo, Brasil
25 janeiro – 17 maio, 2020
Em Arquivo Peter Scheier, o Instituto Moreira Salles expôs parte de seu acervo nesta mostra dedicada ao artista alemão que firmou sua carreira como fotógrafo no Brasil. A exposição se concentrou em sua produção realizada entre as décadas de 1940 e 1970. A exposição teve curadoria de Heloisa Espada.
Por meio do Estúdio Peter Scheier, o fotógrafo atuou no Brasil do início da década de 1940 até 1975, quando retornou à Alemanha junto a sua esposa. A coleção do IMS, a qual contou com cerca de 35 mil imagens de sua autoria, foi objeto de uma pesquisa imersiva, da qual resultou uma seleção representativa da produção de Scheier.
Dentre as fotografias expostas, esteve presente imagens da década de 1950 da Casa de Vidro, projeto de Lina Bo Bardi. Peter Scheier colaborou com a arquiteta em diversos projetos, fotografando sua obra construída e demais iniciativas levadas a cabo por ela e seu marido, Pietro Maria Bardi. Além da Casa de Vidro, foram destaques da exposição os registros realizados por Scheier durante os primeiros anos do Museu de Arte de São Paulo e suas importantes e pioneiras exposições, organizadas pelo casal recém chegado ao Brasil.
VOLTAR