Restauro da Casa de Vidro abrange cinco areas
Em setembro de 2022, o Instituto Bardi foi contemplando contemplado no Edital ProAC 049/2022, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, que permitiu a elaboração de cinco projetos executivos envolvendo a questão do restauro da Casa de Vidro, primeiro projeto construído da arquiteta Lina Bo Bardi.
Iniciado em janeiro de 2023, o projeto teve como base os estudos do Plano de Gestão e Conservação da Casa de Vidro, PGCCV, resultado do `Programa Keeping It Modern’, da Getty Foundation 2016-2019, primeira iniciativa com foco na análise dos condições da obra icônica da arquitetura moderna no Brasil.
Com os recursos do edital Proac, o Instituto realizou cinco pré-projetos, envolvendo: contenção de solo e geotecnia, acessibilidade e paisagismo, caixilhos, reservatórios /caixas de água e Plano de Manutenção.
Como contrapartida do projeto, o Instituto organizaou em 14 de dezembro de 2023, o primeiro encontro público e gratuito sobre restauro da Casa de Vidro, com a presença dos coordenadores, Helena Ayoub e Renato Anelli, entre outros profissionais envolvidos no projeto.
Realização: Secretaria de Cultura, Economia e Industrias Criativas do Estado de São Paulo e organização: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi