MEMORIES OF UNDERDEVELOPMENT: ART AND THE DECOLONIAL TURN IN LATIN AMERICA, 1960-1985

MUSEUM OF CONTEMPORARY ART SAN DIEGO
San Diego, Estados Unidos
17 setembro, 2017 – 4 fevereiro, 2018

MUSEO JUMEX
Cidade do México, México
22 março – 9 setembro, 2018

 

 

A exposição Memories of Underdevelopment dedicou-se à produção de artistas latino americanos atuantes durante as décadas de 1960 e 1980. As obras e nomes selecionados questionavam a retórica desenvolvimentista que dominava o continente e propunham, pela cultura, formas alternativas de produção frente aos postulados socioeconômicos vigentes.

Em sua primeira montagem, em San Diego, a mostra foi inserida em uma rede de exposições e eventos ligados ao projeto Pacific Standard Time: LA/LA, da Getty. O projeto convocou iniciativas por todo o sul da Califórnia e propunha uma investigação a respeito das relações históricas entre o circuito cultural de Los Angeles e região e a de países latino americanos. Para a segunda exposição, se juntaram à organização o Museo Jumex, da Cidade do México, e o Museo de Arte Lima. 

A exposição destacou a produção de artistas atuantes em diversos países da América Latina desde a década de 1960 até 1985, mais notadamente no Brasil, Argentina, Venezuela e México. De Lina Bo Bardi, foram apresentados alguns de seus projetos que, enquanto prática cultural, se opunham à situação socioeconômica do país. Destacou-se, neste sentido, o projeto do SESC Pompeia, que foi desenvolvido nos últimos anos da ditadura civil-militar e, respondendo ao regime, transformou-se em espaço destinado à liberdade.

VOLTAR

1

2

3

4

5