LINA BO BARDI: HABITAT

MASP
São Paulo, Brasil
4 abril – 28 junho, 2019

MUSEO JUMEX
Cidade do México, México
30 janeiro – 10 maio, 2020

 

Co-organizada por três instituições, o Museu de Arte de São Paulo, o Museo Jumex e o Museum of Contemporary Art Chicago, a exposição Lina Bo Bardi: Habitat foi dedicada à obra da arquiteta ítalo-brasileira. Depois de ter sido apresentada em São Paulo, a exposição esteve em sua segunda montagem, na Cidade do México.

A exposição colocou em evidência a relevância da obra e legado deixados por Lina Bo Bardi, arquiteta de origem italiana que dedicou sua vida à valorização da arte, design e arquitetura brasileiros, atuando em diversas áreas culturais neste país. Para tanto, evocou a revista Habitat, periódico trimestral fundado e dirigido em seus 15 primeiros números por Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi. O título marca, portanto, os interesses que orientam a carreira da arquiteta e o sentido político de suas ações.

Com curadoria de Tomás Toledo (MASP), Julieta González (Jumex) e José Esparza Chong Cuy (MCA), a exposição contou com desenhos e peças de mobiliário projetados por Lina Bo Bardi, abordando suas diversas atuações profissionais. Após sua primeira montagem em São Paulo, no MASP, foram adicionadas duas pequenas seções. Uma delas dedicou-se aos cavaletes de vidro, os expositores desenvolvidos pela arquiteta para a pinacoteca do museu; e a outra, à exposição histórica A Mão do Povo Brasileiro, por meio da qual Lina Bo Bardi reafirmou sua defesa da arte popular. Por meio da inclusão de tais objetos, bem como de obras do acervo do MASP sobre os cavaletes, esta exposição compreendeu a produção e os interesses da arquiteta em sua ampla diversidade.

Fotos: © Pedro Reyes

 

VOLTAR

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12