[BARDI noticias]

 Professor Bardi Abraça a escultura de a Assis Chateaubriand, autoria de Auguste Zamoyski . Fotografia:  Olney Krüse, São Paulo SP, 1976, arquivo Instituto Bardi

Programação especial em 21 de fevereiro na Casa de Vidro

Para marcar os 124 anos de nascimento de Pietro Maria Bardi e os 150 anos da imigração italiana no Brasil, o Instituto Bardi promove nessa quarta-feira, dia 21 de fevereiro um dia de visitação gratuita à Casa de Vidro, a icônica residência do casal Lina e Pietro.

O Instituto irá presentar os visitantes, nesse dia,  com o livro P. M. Bardi, de Francesco Tentori, arquiteto e pesquisador italiano e tradução de Eugênia Gorini Esmeraldo, jornalista museológa, que trabalhou como assistente de Bardi e colaboradora nas publicações deste no MASP, de 1978 a 1992.

Publicado no Brasil em 2000, no centenário de nascimento do Professor Bardi, como era conhecido o jornalista, historiador, crítico de arte, escritor e galerista, que ao lado de Assis Chateaubriand, fundou o MASP em 1947, o livro foi lançado originalmente em italiano, pela editora Mazzota de Milão, em 1990.

Pietro Maria Bardi nasceu em La Spezia, cidade portuária a noroeste da Itália, em  21 de fevereiro de 1900. No mesmo dia, 26 anos antes, em 1874 cerca de 400 imigrantes oriundos da Itália desembarcam do návio La Sofia no Espírito Santo para trabalharem nas fazendas da região, iniciando assim o fluxo de imigração italiana no Brasil.

Bardi se naturalizou brasileiro em 1952, assim como sua esposa a arquiteta Lina Bo Bardi. O casal abraçou o Brasil como pátria e construiu aqui uma trajetória impar no campo da cultura, da arte e da arquitetura, um dos muitos exemplos, notáveis ou simples, da contribuição italiana para o país.

Visitação: 21.02.2024 /acesso gratuito

Horários: 10h, 11h30, 14h e 15h30

Agendamento obrigatório: casadevidro.byinti.com

Distribuição de Livro: Limitado aos 124 primeiros agendamentos

Saiba mais: info@institutobardi.org.br