Lina em Casa: Percursos
12 abril – 19 julho, 2015
Integrando-se às diferentes iniciativas em comemoração ao centenário de Lina Bo Bardi, nascida em 05 de dezembro de 1914, o Instituto Bardi / Casa de Vidro organizou a exposição que desenhou um panorama da vida e da obra da arquiteta da Itália ao Brasil. O período italiano apresenta Lina atuando em diferentes publicações em meio à guerra e à resistência contra o fascismo, o casamento com Pietro Maria Bardi e saída do país em outubro de 1946.
No Brasil, junto com Pietro e Assis Chateaubriand, Lina dá corpo ao Museu de Arte de São Paulo e ao Instituto de Arte Contemporânea, passando pelo produtivo período na Bahia, onde dirigiu o Museu de Arte Moderna da Bahia, participou da formação do Cinema Novo e mergulhou em sua pesquisa sobre a cultura popular brasileira.
A após o Golpe Militar de 1964, a arquiteta retorna à São Paulo, mais reclusa e dedicada ao término da nova sede do MASP, e por fim o seu retorno aos canteiros de obras com a Igreja do Espírito Santo do Cerrado, em Uberlândia, SESC Pompeia, em São Paulo, e os projetos no centro histórico de Salvador.
Alicerçados em falas, textos, desenhos, fotografias, vídeos, maquetes e diversos objetos pertencentes à coleção do casal Bardi, os curadores, Anna Carboncini e Renato Anelli, revisitam as obras de arquitetura e design de Lina, destacando projetos de exposições, cenografia e vestuário, e a construção das suas concepções sobre arte, arquitetura e cultura, trazendo à tona as pesquisas sobre a cultura popular e outros interesses, os registros de viagens e suas relações pessoais, a partir de cartas e fotografias de seu cotidiano.
O conteúdo, que ocupou todos espaços de Casa de Vidro e também o jardim, foi reunido em 27 painéis, com projeto expográfico da arquiteta Marina Correia, que criou estruturas tubulares de diferentes formatos, inspirados no mobiliário de Lina , buscando integrá-las ao espaço com o mínimo de interferência visual, além de permitir flexibilidade de disposição dos módulos no espaço e também usos futuros.
Com a proposta de ampliar as temáticas da exposição, o Instituto organizou uma série de quatro palestras, denominada Lina em Casa: Encontros, envolvendo os temas: “Conversa com os Curadores”, “Lina Bo Bardi: história e estórias”, “Casas Modernas: Preservação, Restauro, Visitação” e “Lina e Artigas”, que reuniu curadores, especialistas e convidados.
VOLTAR