Acervo Aberto: O MASP de Lina, croquis de processo
01 – 17 novembro, 2018
Em comemoração aos 50 anos da inauguração da sede do Museu de Arte de São Paulo na Avenida Paulista, o Instituto Bardi / Casa de Vidro organizou a segunda exposição da série “Acervo Aberto”, com foco na icônica obra de Lina Bo Bardi e um dos cartões postais da cidade de São Paulo.
Como a série tem como proposta apresentar ao ao público aspectos inéditos ou pouco conhecidos do universo de Lina e Bardi, a curadora Sol Camacho concentrou a pesquisa em torno de croquis do processo de criação do projeto, reunindo diferentes momentos da concepção d até a obra final de Lina, incluindo ideias não concretizadas.
Uma maquete do museu todo em concreto e um jardim vertical, revela ao público um edifício sem a imponente fachada de vidro. Lina elaborou estudos com diferentes fachadas: opacas em concreto a vista como suas lajes e pilares, incrustado com seixos rolados e vegetação, com janelas em fita e jardineiras junto às janelas, ou ainda adornadas com baixos-relevos no concreto. Outro estudo sobre a escada de acesso ao museu propõe uma estrutura diferente da angulosa escada em L, com esboços de uma larga escada helicoidal inspirada em formas vegetais.
Além dos croquis, dos desenhos originais, fotografias, a exposição teve como destaque uma carta original de Oscar Niemeyer para Lina, escrita de próprio punho pelo arquiteto e a maquete da escada helicoidal, com impressão 3D.
VOLTAR