LINA BO BARDI: TUPÍ OR NOT TUPÍ. BRASIL, 1946-1992
FUNDACIÓN JUAN MARCH
Madri, Espanha
5 outubro, 2018 – 13 janeiro, 2019
A exposição Lina Bo Bardi: Tupí or not tupí. Brasil, 1946-1992 compôs um panorama sobre o Brasil da segunda metade do século XX, tomando aspectos da ampla e diversa obra da arquiteta como ponto de partida.
Com curadoria de Mara Sánchez Llorens, a exposição deu continuidade à série de exposições dedicadas à América Latina, organizada pela Fundación Juan March. Nesta exposição, a frase de Oswald de Andrade para o Manifesto Antropofágico evocou os processos vividos por Lina Bo Bardi em seus deslocamentos; da Itália ao Brasil e do sudeste em vias de industrialização ao nordeste do pré-artesanato. Estes trajetos foram marcados por absorções e rejeições, em um movimento comparável à Antropofagia da primeira fase do modernismo no Brasil.
Em torno de elementos da obra da arquiteta, formou-se um panorama da cultura brasileira daquele período, marcada pela Tropicália e movimentos de valorização das culturas populares e indígenas nativas. Foram colocadas em evidência algumas de suas principais obras arquitetônicas e de design de mobiliário, ao lado de outros projetos menos conhecidos e não realizados. Desta ampla seleção, foi possível apreender a ética e o sentido político da atuação de Lina Bo Bardi, que dedicou sua vida à cultura brasileira.
© Archivo Fundación Juan March. Fotos: Dolores Iglesias
VOLTAR