ITALIANI SULL'OCEANO: STORIE DI ARTISTI NEL BRASILE MODERNO E INDIGENO ALLA METÀ DEL '900
MUSEO DELLE CULTURE
Milão, Itália
25 março – 21 julho, 2016
A mostra Italiani sull’Oceano: Storie di artisti nel Brasile moderno e indigeno alla metà del ‘900, organizada pelo MUDEC, explorou as marcas e assimilações produzidas por um grupo de italianos que imigraram para o Brasil na primeira metade do século XX.
Gastone Novelli, Roberto Sambonet, Margherita Sarfatti, Lina Bo e Pietro Maria Bardi foram os nomes que compuseram o grupo cuja trajetória é acompanhada nesta exposição. Por diferentes motivos e com expectativas diversas, a arquiteta, críticos e artistas emigraram da Itália entre 1930 e 1950 para se estabelecerem no Brasil. Estes percursos entrecruzam-se entre si e com os novos contextos encontrados no novo país.
O grupo de italianos trouxe consigo uma rica bagagem cultural, a qual provocou grandes mudanças no sistema artístico ainda incipiente no país. Neste contexto, mais maleável e livre, encontraram a oportunidade de desenvolver com amplitude ideias embrionárias que, na Itália, não tinham perspectivas para prosperar. Ao mesmo tempo, deparam-se com uma enorme e diversa cultura nativa, dispersa por um território de dimensões continentais.
A exposição apresentou documentos, imagens e objetos que materializam as trocas realizadas entre estas personalidades e o país que escolheram para estabelecer-se. Temporária ou definitiva, a estadia destes trabalhadores da cultura no Brasil modificou profundamente o sentido e a intenção de suas produções, além de ter promovido transformações fundamentais no circuito cultural do país.
VOLTAR