HISTÓRIAS DA INFÂNCIA

MASP 
São Paulo, Brasil
8 abril – 31 julho, 2016

 

 

 

Organizada pelo MASP, a exposição Histórias da Infância dedicou-se à representação da infância na produção artística. Diferentes períodos, territórios e procedimentos compuseram o argumento múltiplo e plural da mostra.

Em Histórias da Infância foram reunidas produções de diferentes regiões e períodos. Foram obras de arte africana, asiática, brasileira, cusquenha e europeia em suas diversas linguagens e temporalidades, materializadas na arte sacra, barroca, acadêmica, moderna, contemporânea e na chamada arte popular. A mostra se inseriu em um programa levado a cabo pelo museu desde 2015, em que são expostas imagens e vozes que relatam narrativas de grupos esquecidos ou desconsiderados pelo circuito convencional e na historiografia estabelecida da arte.

Para esta exposição, tomou-se como motivo e assunto a criança e sua maneira de ver o mundo. Suas vozes foram manifestadas em desenhos produzidos por elas e incluídos nesta seleção. Além disso, todos os trabalhos foram expostos em uma altura abaixo do convencional para mostras em museus; disto resultou uma maior aproximação ao olhar e à experiência da criança.

O Instituto Bardi / Casa de Vidro colaborou com esta exposição por meio do empréstimo de uma obra de seu acervo, uma “Nossa Senhora com Menino”, de fins do século XIX, produzida no Amazonas. Esta escultura sacra foi exposta no contexto da representação do nascimento e maternidade, ao lado de diversas obras de cunho religioso que atestavam uma visão peculiar da infância.

Fotos: © Eduardo Ortega

 

VOLTAR

1

2

3