BRASILIDADE PÓS-MODERNISMO
CCBB – RJ
01 setembro – 22 novembro, 2021
Para mais informações, acesse o site do CCBB
Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro – antecipa as comemorações do centenário da Semana de 1922 com mostra inédita.
Com curadoria de Tereza de Arruda, a exposição ‘Brasilidade Pós-Modernismo’ lança luz às conquistas e marcos que Semana de 22 trouxe às artes visuais brasileira, e reúne obras inéditas e trabalhos emblemáticos de 51 artistas brasileiros.
Brasilidade Pós-Modernismo celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 por meio de traços, remanescências e conquistas adquiridas nas artes plásticas. Esse longo processo de assimilação, conscientização, interação e desbravamento foi necessário para chegarmos à essência da arte contemporânea brasileira apresentada nesta mostra com artistas de diversas gerações, procedências geográficas e etnias. A exposição conta com a participação de 51 artistas não é idealizada com o olhar histórico, mas sim focada na atualidade com obras produzidas a partir da década de 1960 até hoje.
O núcleo intitulado “Futuro”, com foco em Brasília como exemplo de utopia futurista, apresenta obras de Lina Bo Bardi, bem como desenhos e esboços de outros arquitetos, como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, obra da artista Márcia Xavier, e registros captados pelo fotógrafo Joaquim Paiva e o cineasta Jorge Bodanzky. O grupo da vanguarda modernista brasileiro buscava o novo, o inovador, desconhecido, de ordem construtiva e não destrutiva. E um exemplo de futuro construtor é Brasília, a capital concebida com uma ideia utópica e considerada um dos maiores êxitos do Modernismo do Brasil. “Sua concepção, idealização e realização são uma das provas maiores da concretização de uma ideia futurista“, comenta Tereza de Arruda.
Texto: Cortesia da Instituição
Imagens: Jaime Acioli/Cortesia da Instituição
VOLTAR