A MÃO DO POVO BRASILEIRO, 1969/2016
MASP
São Paulo, Brasil
2 setembro, 2016 – 22 janeiro, 2017
A Mão do Povo Brasileiro, 1969/2016 tratou-se da reencenação da exposição histórica inaugurada em 1969 no MASP, quando o museu acabava de se instalar em sua nova e atual sede, projetada por Lina Bo Bardi.
A exposição A Mão do Povo Brasileiro, 1969/2016 marcou uma nova fase institucional do MASP, dedicada ao retorno a práticas e temas caros à história do Museu. A exposição histórica A Mão do Povo Brasileiro, inaugurada em 1969, foi a primeira exposição temporária do museu em sua sede atual, na avenida Paulista. Além de constituir clara defesa pela dissolução das categorias de arte popular e erudita ao apresentar peças de artesãos e autodidatas simultaneamente à exposição de obras de artistas já consolidados na história da arte, a mostra se propunha como reação ao contexto político e econômico do país.
A exposição havia sido organizada pouco após a promulgação do AI-5 e, dele resultante, o início dos chamados anos de chumbo. A valorização da cultura popular como modo de produção constituía uma resposta à situação política que, por meio de uma ditadura civil-militar de caráter tecnocrático, preconizava postulados econômicos antipopulares e de retórica desenvolvimentista.
A exposição, em sua montagem original, foi organizada em estreita parceria por Lina Bo e Pietro Maria Bardi e os valores contidos e defendidos nesta iniciativa estiveram presentes ao longo de suas trajetórias profissionais.
VOLTAR